Benefícios de aprender a tocar um instrumento musical | Casarão de Ideias
Pages Navigation Menu

Benefícios de aprender a tocar um instrumento musical

Benefícios de aprender a tocar um instrumento musical

Aprender a tocar um instrumento musical pode ser, além de prazeroso, um beneficio a saúde.

Aprender a tocar violino melhora as habilidades relacionadas a linguagem, a fala, a memória e a atenção.  As conclusões são resultado de uma série de analise feita pela Universidade Northwestern (Estados Unidos), as conclusões foram publicadas na revista Nature Reviews Neuroscience.

Benefícios de aprender a tocar um instrumento musical

Benefícios de aprender a tocar um instrumento musical

Nina Kraus, a autora do artigo, explicou que nos últimos anos houve um crescimento em pesquisas relacionando a musica e o sistema nervoso.

Alguns dos trabalhos realizados concluíram que os músicos são mais ágeis para aprender sons de um novo idioma.  Também crianças que tocam algum instrumento tem melhor vocabulário, leem melhor e mostram maior atividade neuronal diante das mudanças de tom na linguagem oral.

Nina disse que estudar música parece gerar novas conexões cerebrais que permitem grandes êxitos na comunicação. O cérebro não pode processar toda a informação sensorial que chega, então seleciona a mais importante. Tocar um instrumento ajuda a que as neurônios podem selecionar com mais eficiência informações relevantes dentro ampla gama de estímulos.

A pesquisadora conclui que todos deveriam acesso a educação musical e avaliar a fundo os efeitos que tem esta prática.

 

Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *