Casarão de Ideias celebra Dia Internacional da Dança com a apresentação do espetáculo ‘Just buquê’ | Casarão de Ideias
Pages Navigation Menu

Casarão de Ideias celebra Dia Internacional da Dança com a apresentação do espetáculo ‘Just buquê’

Casarão de Ideias celebra Dia Internacional da Dança com a apresentação do espetáculo ‘Just buquê’

Comemorado no dia 29 de abril, o Dia Internacional da Dança será festejado no projeto cultural “Quintas, Cias e Ideias”, nesta quinta-feira (28), na sede do Casarão de Ideias, localizada na rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro. A partir das 16h, filmes com temáticas voltadas à dança serão exibidos em um telão. Em seguida, às 19h, o público terá a oportunidade de conferir o espetáculo “Just buquê”, trabalho da bailarina e coreógrafa Adriana Goes em parceria com a artista audiovisual Keila Serruya. A entrada é franca.

Just buque (4)

A montagem foi desenvolvida a partir das inquietações e pesquisas de Adriana Goes sobre a relação entre a dança contemporânea e outras linguagens artísticas. Por isso, a bailarina convidou a produtora de audiovisual Keila Serruya para dialogar artisticamente com ela no projeto.

“Partiu da ideia de trabalhar individualmente, dar prosseguimento à minha necessidade de criar sem o compromisso de temas pré-estabelecidos, produzir trabalhos em que o discurso seja da minha vontade, e a vontade era falar sobre o universo feminino, minha visão do umwelt [‘ambiente’ em alemão] onde me encontro, que se desdobra numa percepção social, política e biológica sobre o feminino. A parceria com a Keila foi construída através de uma conversa informal sobre o meu desejo de produzir esse trabalho, daí ela trouxe várias ideias que casaram com as minhas e então decidimos que iríamos trabalhar em parceria”, declarou Adriana Goes, que também é integrante do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), explicando a origem de “Just buquê”.

“Evidente que já tinha referências do trabalho da Keila nas artes visuais, polimídias e afins, mas o que pesou mesmo foi o seu discurso, a atitude perante sua posição no mundo. Ser mulher ainda é difícil, imagina ser artista e mulher”, complementou.

Proposta

Dentro de suas linguagens artísticas, elas esmiúçam sob seus pontos de vista a imagem da mulher, sua relação com esse ambiente carregado de contrastes, utilizando diversas paisagens como suporte desse corpo que carrega histórias, sensações e afetos, revelando-a como a si mesmas. Assim, vários adjetivos emanam, produzindo diversos significados, que serão delineados pelo olhar feminino das autoras e suas expectativas frente a esse processo artístico.

“O mais difícil do espetáculo ainda está sendo, estamos em processo. ‘Just buquê’ tem na sua essência o devir, na medida em que eu e Keila amadurecemos nosso processo artístico nós vamos fazendo escolhas, experimentos, isso leva tempo, esforço, erramos, nos desencontramos, mas o legal que o próprio trabalho vai nos apontando caminhos. O diálogo entre as linguagens também tem sua dificuldade porque a proposta da obra é que elas dialoguem porém cada uma é dotada de independência artística”, explicou Adriana.

Just buque (1)

Produção

O processo de pesquisa para o trabalho iniciou em março de 2015, tendo a sua estreia em formato de work in progress no “2° Cênicas Autorais”, produzido pelo Casarão de Ideias, no mês de abril do ano passado. Após isso, já com um formato mais definido, a montagem foi apresentada em agosto de 2015 na Ocupação Diálogos da Funarte/MG, em novembro de 2015 no Aldeia SESC “Encontro das Águas” do SESC/AM e em abril de 2016 no Projeto “Artes em 14” do Espaço das Cias (AM).

“‘Just Buquê’ é um trabalho autoral, autobiográfico, reflete a mulher e artista que almejo ser”, finalizou.

…………………………………………………………………………………………………………………

Serviço

O que é: Projeto “Quintas, Cias e Ideias”, com apresentação do espetáculo “Just buquê”, de Adriana Goes em parceria com Keila Serruya

Onde: Casarão de Ideias, rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro

Quando: Dia 28 de abril, às 19h

Quanto: Entrada franca

Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *