Casarão de Ideias firma parceria com Universidade da Madeira, de Portugal | Casarão de Ideias
Pages Navigation Menu

Casarão de Ideias firma parceria com Universidade da Madeira, de Portugal

Casarão de Ideias firma parceria com Universidade da Madeira, de Portugal

Um acordo firmado entre a Universidade da Madeira (UDM), em Portugal, com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), possibilitará aos estudantes do estado cursar o Mestrado em Gestão Cultural na universidade portuguesa. A Associação Cultural Casarão de Ideias foi escolhida para receber os acadêmicos de modo a auxiliar os estudantes em seus estágios curriculares.

De acordo com João Fernandes, presidente da associação, o Mestrado em Gestão Cultural possui duas formas de conclusão. “Ou eles entregam um TCC sobre determinado tema, ou fazem um estágio em uma instituição cultural e disso sairá o seu trabalho. Em Portugal, eles sempre buscam instituições para firmar esses termos de parceria com unidades que possam atender os alunos em diversas linhas de trabalhos culturais”, pondera ele.

“No Casarão possuímos várias ações culturais em diferentes frentes, como trabalhos com leis de captação, festivais como o ‘Mova-se’, o ‘Lugares que o dia não me deixa ver’, a revista e as aulas oferecidas”, ressalta João, lembrando que o perfil da unidade chamou, por conta desses tópicos, a atenção dos parceiros. “Eles viram uma ampla atuação, possibilitando assim que os alunos possam andar por diversas áreas culturais. Agora, assinamos o acordo”, diz ele.

A ideia é que João vá à UDM fazer uma grande apresentação do Casarão de Ideias, para que todos possam conhecer as iniciativas do local. “E para que os alunos já comecem a pensar como vão atuar em nossas ações. Para nós foi maravilhoso sermos escolhidos, e isso também abre outras possibilidades nesse lugar da universidade, e também na questão internacional”, declara Fernandes.

A Universidade da Madeira tem uma grande tradição em questões institucionais, o que é fundamental para João. “A escolha se deu por eu também estar inserido na Universidade, o que agrega ainda mais as nossas ações”, pontua ele. A ideia inicial é que, no segundo ano de Mestrado, esses alunos já possam começar seus trabalhos de pesquisa. “Agora vamos buscar construir outras pontes nesse formato com outras universidades e ações internacionais”, finaliza.

Para a diretora do Mestrado em Gestão Cultural da UDM, Teresa Nascimento, o Casarão de Ideias se enquadra cabalmente nos objetivos do mestrado. “Com a celebração deste acordo, será possível aos estudantes brasileiros fazerem o seu estágio, e desenvolver os projetos. João Fernandes aceitou com muito entusiasmo o convite para a parceria. E também os nossos estudantes portugueses, se eventualmente desejassem, poderiam realizar o seu estágio no Casarão”, comenta ela.

Segundo Teresa, ainda não há data específica para a UDM começar a receber os estudantes do Amazonas no mestrado proposto. “Ainda não saiu o edital. Espero que não demore, até porque já temos o Casarão de Ideias à espera deles, caso queiram realizar um estágio lá. Encontra-se em fase de formalização de acordo a vinda de estudantes da universidade de Manaus para frequência do nosso Mestrado em Gestão Cultural”, finaliza ela.

Casarão de Ideias firma parceria com Universidade da Madeira, de Portugal

Casarão de Ideias firma parceria com Universidade da Madeira, de Portugal

Fonte : Laynna Feitosa – Jornal A Crítica

Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *