Casarão de Idéias recebe a exposição “Mawe”, em comemoração ao Dia Nacional do Meio Ambiente

0
125

O Casarão de Ideias recebe a exposição “Mawe”, do fotógrafo Marcos Amend, além de uma sessão cinematográfica e uma palestra que será proferida pelo fotógrafo.

A programação terá entrada gratuita, porém não há mais vagas para a palestra “Prazeres e desafios da fotografia de natureza no Brasil”, onde o artista compartilhará as experiências de suas expedições fotográficas.

Com trabalhos realizados em todo território nacional, o fotógrafo curitibano conta sobre os desafios de trabalhar na região amazônica. “A maior dificuldade normalmente é a logística das expedições. Como grande parte das locações são bastante remotas, fotografar na Amazônia demanda sempre um grande trabalho prévio de planejamento”, conta.

Marcos une o talento fotográfico à conservação do meio ambiente. Buscando registrar belas imagens e promover a proteção de ambientes naturais, um dos pontos importantes do trabalho que desenvolve é a paixão que tem pela natureza.

Marcos viveu por um ano e meio dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM) e trabalhou em parceria com povos indígenas da Amazônia e atuou no fortalecimento do turismo e registro fotográfico dos nossos parques naturais.

Sua relação com a fotografia é pautada pela aproximação da sociedade com a natureza. Esse é sua ideia principal, buscando sempre ter um extremo cuidado técnico e estético, na busca de registrar imagens com capacidade de instigar a curiosidade e estimular o senso estético das pessoas.

Sessão de Cinema

Serão exibidos no Casarão três curtas metragens que trazem abordagens diferentes sobre a preservação ambiental. Depois da exibição na sala de cinema, o público vai ter a oportunidade de ter um bate-papo com os três diretores sobre o trabalho audiovisual, sobre a escolha dos roteiros e os desafios propostos.

Confira os filmes que serão exibidos:

“H2O”, uma produção amazonense independente que tem como temática o desperdício de um dos mais essenciais ingredientes da vida do nosso planeta: a água. Através da visão idílica de um homem, o diretor Moacyr Massulo leva os espectadores à reflexão. O desperdício da água leva o personagem a um estado em que a temática começa a
interferir nos sonhos e na própria realidade dele.

“Anavilhanas”, um documentário de Carolina Fernandes que traz um olhar sob a perspectiva audiovisual do Parque Nacional de Anavilhanas. Na localidade, o rio Negro apresenta um cenário singular que oferece inúmeras possibilidades de sensações, experiências e aprendizagens, em um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas. O cenário peculiar se transforma com a variação do nível do rio, em um convite a desafiar nossos limites e ampliar nossa visão de mundo.

“Inteligência é fundamental”, um documentário experimental sobre a dificuldade em obter água para consumo na comunidade Cidade Alta, que fica na Zona Leste de Manaus. A
comunidade está localizada nas proximidades do maior rio do mundo em volume e
extensão, o Rio Amazonas. A direção é de Michele Andrews.

Serviço:
Onde: Casarão de Ideias, localizado na rua Barroso, nº 279, Centro
Quando: Terça-feira, 5 de junho,
Horário: A programação terá início às 19h.
Entrada franca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here