Cênicas Autorais chega à segunda edição, retomando o debate sobre o mercado editorial para as artes cênicas | Casarão de Ideias
Pages Navigation Menu

Cênicas Autorais chega à segunda edição, retomando o debate sobre o mercado editorial para as artes cênicas

Cênicas Autorais chega à segunda edição, retomando o debate sobre o mercado editorial para as artes cênicas

Nos dias 27 e 28 de abril (segunda-feira e terça-feira), Manaus abre pela segunda vez a discussão sobre o que vem sendo produzido para a área das artes cênicas no mercado editorial e suas novidades, com o II Cênicas Autorais. Idealizada e realizada pelo Casarão de Ideias, que neste ano sedia o encontro, a programação aborda o fomento, as publicações e as novas tecnologias e os novos mercados do segmento.

A proposta, segundo João Fernandes, diretor do Casarão de Ideias, é colocar Manaus nas discussões sobre o tema e estimular o acesso às publicações na cidade, além do consumo de livros voltados para as artes. “É muito difícil o acesso aos livros de artes aqui. A programação tem como ideia justamente movimentar e estimular esse mercado”, complementa.

As Novas Tecnologias e As Publicações em Artes é o tema da palestra que a jornalista Daniele Ávila Small, idealizadora e editora da revista eletrônica Questão de Crítica, de críticas e estudos teatrais, realiza no dia 27, às 16h, abrindo a segunda edição do Cênicas Autorais. Na sequência, sob mediação de Valdemir de Oliveira, artista e professor da Universidade do Estado do Amazonas, a pesquisadora, performer e professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia Lenira Rengel debate A Produção e Fomento Literário em Artes em mesa-redonda com Sônia Azevedo, Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (2005), escritora e professora de cursos de Direção e Arte da Escola Superior de Artes Célia Helena.

Nos dois dias da programação, as noites ganham um caráter mais artístico, com Lançamento de Livros e Café Literário, no qual, em meio aos livros, acontece uma apresentação cênica. Na segunda-feira, a apresentação fica por conta de Just Buquê ,obra que transita entre dança, vídeo-dança, vídeo-arte e fotografia, linguagens que constituem igualmente partes da obra assim como são autônomas dentro dela.

Antes, às 19h30, os autores convidados para o Cênicas Autorais participam de uma noite de autógrafos de suas publicações, que estarão à venda no Casarão de Ideias ao longo da programação. De Lenira Rengel, estarão disponíveis Corpo em Cena e Dicionário Laban; de Matteo Bonfitto, Entre o Ator e o Performer, O Ator Compositor e A Cinética do Invisível; Sônia Machado de Azevedo autografa O Papel do Corpo no Corpo do Ator; e Selda Vale, Amazônia em Cena.

 

Segundo dia

Na terça-feira, dia 28, o Cênicas Autorais retoma a programação recendo o Itaú Cultural, que por meio da mais recente edição do programa Rumos, vem apoiando desde o ano passado a manutenção de parte da programação do Casarão de Ideias. O instituto é representado pelo jornalista Carlos Costa, coordenador do Núcleo de Comunicação, que às 16h, comanda a palestra A Comunicação e Relacionamento Institucional do Itaú Cultural e as Publicações em Artes Cênicas.

Confrontando visões e realidades de diferentes pontos do país, às 17h, o debate se volta para Novos Mercados da Literatura em Artes, reunindo na mesa-redonda o ator-performer, diretor, pesquisador e professor do Instituto de Artes da Unicamp (São Paulo), Matteo Bonfitto, e a Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUCSP, e coordenadora do Núcleo de Antropologia Visual-NAVI/UFAM (Universidade Federal do Amazonas), Selda Vale. O encontro de Bonfitto, que é editor-chefe do periódico on-line Conceição/Conception, e Selda, que fez a coordenação geral das quatro edições anteriores da Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, é mediado por Jorge Bandeira , Professor e artista .

Às 19h30, o público tem a oportunidade de acompanhar mais um Lançamento de Livros, e às 20h conferir a apresentação teatral de A morte bate à porta, no Café Artístico que fecha a programação. Na história, Zeudi Souza é um jovem cineasta que no dia em que tem a ideia para um longa-metragem que pode mudar a sua carreira, recebe a visita inesperada da morte. E na tentativa de ganhar mais tempo no plano terreno, ele propõe à oponente que joguem a sorte nas cartas, travando uma briga entre a vida e a morte.

 

Programa Rumos

Com 18 anos de estrada, o Rumos Itaú Cultural é o principal programa de apoio à produção cultural do Brasil e uma das mais longevas plataformas de incentivo do país. Entrou em 2014 consolidando uma nova fase do seu ciclo de renovação anunciado em 2013 quando abandou o formato tradicional de apoio praticado no país – baseado em regras definidas pela instituição e limitação a áreas de expressão estanques – para apostar em um modelo aberto em que artistas, produtores e pesquisadores definem as regras do jogo com o apoiador, e tem, agora, sua primeira leva de contemplados.

Este formato trouxe novos ares e maior abrangência ao programa. Além de apoiar projetos tradicionais, que resultarão em uma obra a ser exposta ao público, como ocorria nos editais anteriores, o Rumos ganhou nova dimensão e tem entre os selecionados uma extensa e variada gama de experimentos e iniciativas que incluem pesquisa, organização de residências e seminários, circulação de repertório, documentação, desenvolvimento de plataformas e softwares, entre outras propostas.

Depois de um profundo processo de análise, a comissão multidisciplinar composta por 19 nomes emblemáticos da cena cultural brasileira – constituída pelo Instituto para se debruçar sobre a revitalização do programa e a análise de 15.120 projetos inscritos no edital de 2013 – chegou à lista de 104 trabalhos que atualmente recebem apoio do Instituto.

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 27 DE ABRIL

16h

Palestra As Novas Tecnologias e As Publicações em Artes

Com Daniele Ávila

17h

Mesa Redonda A Produção e Fomento Literário em Artes

Com Lenira Rengel e Sônia Azevedo. Mediação: Valdemir de Oliveira.

19h30

Lançamento se Livros

20h

Café Artístico: Apresentação de Just Buquê

 

DIA 28 DE ABRIL

16h

Palestra A Comunicação e Relacionamento Institucional do Itaú Cultural e as Publicações em Artes Cênicas

Com Carlos Costa

17h

Mesa Redonda Novos Mercados da Literatura em Artes

Com Matteo Bonfitto e Selda Vale. Mediação: Jorge Bandeira.

19h30

Lançamento se Livros

20h

Café Artístico: Apresentação de A morte bate à porta

 

 

CONVIDADOS

CARLOS COSTA

É jornalista e coordenador de comunicação do Itaú Cultural. Trabalha com temas relacionados a cultura há cerca de 15 anos, passando por jornais, revistas e web. No Itaú Cultural, coordena as edição de conteúdo, incluindo livros e publicações​. ​

DANIELE ÁVILA SMALL

É doutoranda em Artes Cênicas pela UNIRIO, Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio e Bacharel em Teoria do Teatro pela UNIRIO. Foi diretora artística do Teatro Gláucio Gill em 2011 e 2012 com Felipe Vidal na Ocupação Complexo Duplo, indicada aos Prêmios Shell e APTR na categoria especial. É idealizadora e editora da Questão de Crítica – revista eletrônica de críticas e estudos teatrais, integra o conselho editorial da Ensaia – revista de dramaturgia, performance e escritas múltiplas, o coletivo Complexo Duplo e a DocumentaCena – Plataforma de Crítica.

LENIRA RENGEL

Professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, pesquisadora, performer, artista do corpo, orientadora de dramaturgia cênica, preparadora corporal. Atua nas áreas das Artes, da Dança e da Educação, com foco na movimentação do corpo no aprendizado. Especialista no sistema de Rudolf Laban e sua inserção no pensamento contemporâneo. Doutora em Comunicação e Semiótica na PUC/SP. Mestre em Artes/Dança pela UNICAMP. Graduada pela ECA/USP – Bacharel em Direção Teatral. Tem artigos e livros publicados. Participa de festivais, mostras, cursos, trabalhos artísticos e congressos. Premiada com o APCA.

MATTEO BONFITTO

É ator-performer, diretor e pesquisador. É Prof. Livre-Docente do Instituto de Artes da Unicamp e Editor-chefe do periódico on-line Conceição/Conception. Formado pela EAD da USP, pelo DAMS da Università Degli Studi di Bologna e pela Royal Holloway University of London, desenvolveu recentemente pesquisas junto ao The Graduate Center-CUNY (2010), Freie Universität de Berlim (2012), e Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2014). Além de atuar em espetáculos e performances apresentados no Brasil e no exterior, é autor de vários artigos e livros sobre os processos de atuação do ator-performer, dentre eles O Ator Compositor (2002, 2009); A Cinética do Invisível (2009), e Entre o Ator e o Performer (2013). É um dos fundadores do Performa Teatro – Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica (www.performateatro.org).

SELDA VALE

Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUCSP (1997); Docente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia e do PPG de Sociologia; Coordenadora do Núcleo de Antropologia Visual-NAVI/UFAM; Coordenadora da Mostra Etnodoc em Manaus (2009). Coordenadora geral das quatro edições anteriores da Mostra Amazônica do Filme Etnográfico.

SÔNIA MACHADO DE AZEVEDO

Pela Universidade de São Paulo, é Graduada em Teatro (1972) e Mestre (1989) e Doutora em Artes (2005), com formação em Dança Moderna pela Escola Arte do Movimento (1979). Tem experiência na área das Artes, com ênfase no ensino do teatro, teatro-dança, performance e trabalhos de corpo voltados à atuação do ator. Professora e intérprete, pesquisa a arte enquanto possibilidade de transformação humana. Tem livros publicados e artigos em livros técnicos e de teoria teatral da Editora Perspectiva e da EDUSP. É membro do conselho editorial da revista Olhares, da ESCH-SP, da revista Urdimento, da UDESC-SC. É colaboradora da Editora Perspectiva. Leciona Práticas Corporais e Ensino do Teatro na graduação, coordena um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Corpo e dá aulas nos cursos de Direção e Arte voltada para a Educação da mesma Escola Superior de Artes Célia Helena.

 

 

SERVIÇO

II Cênicas Autorais

Dias 27 e 28 de abril (segunda-feira e terça-feira)

Casarão de Idéias

Rua Monsenhor Coutinho – Centro

Manaus – AM

 

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11. 2168-1776/1777

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

www.flickr.com/itaucultural

 

Assessoria de Imprensa: Conteúdo Comunicação

www.conteudocomunicacao.com.br

www.twitter.com/agenciaconteudo

www.facebook.com/agenciaconteudo

Fone: 11.5056-9800

Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com

Carina Bordalo: carina.bordalo@conteudonet.com

Karina Betencourt: Karina.betencourt@conteudonet.com

Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com

No Itaú Cultural:

Fone: 11.2168-1950

Larissa Correa: larissa.correa@mailer.com.br

Cênicas Autorais 2015

Cênicas Autorais 2015

 

Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *