Começa hoje (16/12), o Concerto de Natal ‘Natividade’ no Teatro Amazonas | Casarão de Ideias
Pages Navigation Menu

Começa hoje (16/12), o Concerto de Natal ‘Natividade’ no Teatro Amazonas

Começa hoje (16/12), o Concerto de Natal ‘Natividade’ no Teatro Amazonas

Nesta sexta-feira (16/12), se inicia o tradicional espetáculo de Natal do Teatro Amazonas, com início às 20h. Será apresentado “Concerto de Natal – Natividade”, texto do escritor amazonense Max Carphentier, com 1.867 pessoas envolvidas. O espetáculo segue até o dia 21. A entrada é gratuita.

Serão apresentadas 10 récitas ao público. A primeira será hoje, sexta-feira (16/12). No sábado (17), as récitas acontecem em dois horários, às 17h e 20h. No domingo (18), às 11h, 17h e 20h; na segunda (19), às 20h; terça-feira (20), às 20h e quarta-feira (21), às 20h, encerrando as apresentações de 2016.

As apresentações de sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18), que acontecem às 20h, terão transmissão simultânea, em um telão de alta definição com 35 metros quadrados, instalado no Largo de São Sebastião, com 3 mil cadeiras dispostas para acomodar o público.

A entrada para o espetáculo é gratuita. Por isso, é recomendável chegar cedo ao Teatro Amazonas, que abrirá suas portas com 30 minutos de antecedência, em cada apresentação. O acesso ao local se dá pelo Largo de São Sebastião, pela rua 10 de Julho e pela Avenida Eduardo Ribeiro.

O espetáculo

O elenco conta com 24 artistas para compor os dois elencos que irão se alternar no palco do Teatro Amazonas, durante as apresentações. O “Concerto de Natal – Natividade” contará, ainda, com a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, do Coral do Amazonas, do Madrigal Ivete Ibiapina, do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), do Balé Folclórico do Amazonas, do Grupo Vocal do Coral do Amazonas, do Balé Experimental do CDA, dos grupos de Balé e Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

“Natividade” é uma Cantata-Auto de Natal criado a partir da obra de Charpentier, com música composta por João Guilherme Ripper, considerado um dos maiores compositores brasileiros contemporâneos. Segundo o Governo do Estado, a proposta do projeto é recuperar a magia de natais antigos, das imagens de cartões de natal, dos telões e dos encantamentos que o palco pode criar.

A primeira parte do espetáculo é a narrativa do nascimento de Jesus, a anunciação, nascimento e a chegada dos Reis Magos. A segunda parte aborda o Natal e suas mensagens de amor, paz e esperança.
O espetáculo tem a direção geral do secretário estadual de Cultura, Robério Braga e também é dirigido por William Pereira e tem a direção musical do maestro Luiz Fernando Malheiro. O espetáculo conta ainda com Flávia Furtado (direção de palco); Maria Lúcia Gurgel (assistente de direção); Fábio Luís Retti (iluminador); Fábio Namatame (figurinista); Juliano Batista (assistente de figurino); e João Guilherme Ripper (compositor).
O Concerto de Natal faz parte da programação “Um Amor de Natal” do Fundo de Promoção Social (FPS).

Em todas as récitas haverá intérpretes de Libras – Língua Brasileira de Sinais – para pessoas com deficiência auditiva e serviço de audiodescrição, para pessoas com deficiência visual, que também poderão acompanhar a programação elaborada em braile.

Programação “Um Amor de Natal”

Nos arredores do Teatro Amazonas, o Largo São Sebastião também está em clima natalino. Desde o dia (4), o espaço conta com programação especial do “Um Amor de Natal”. Até o dia 23 de dezembro, a Casa das Artes se transforma na Casa do Papai Noel, e abre as portas, a partir das 18h, para quem quiser visitar o bom velhinho. A Casa das Artes está localizada na rua José Clemente, nº 564, esquina com a rua Barroso, e fica aberta até às 21h.

Já a grande Árvore de Natal, que fica bem ao lado do Teatro Amazonas, também é outra atração da programação especial “Um Amor de Natal 2016”. A árvore tem aproximadamente 30 metros de altura e fica exposta no Largo de São Sebastião até o dia 6 de janeiro.

Também no Largo São Sebastião, o Centro de Artes Visuais Galeria do Largo sedia duas grandes exposições com tema natalino, a partir desta terça-feira (13). A exposição “Cartões de Natal da Cultura” reúne cartões natalinos enviados pela Secretaria de Cultura para as autoridades locais, tradição esta iniciada pelo secretário de Cultura, Robério Braga.

Já a segunda exposição, intitulada “Paropsidis Poetics” (Prato Poético), reúne pratos decorados, nos quais artistas profissionais e iniciantes puderam submeter suas obras, atendendo a exigências estabelecidas, seguidas por avaliação e curadoria do artista plástico Jair Jacqmont.

Como parte da programação, acontecem também apresentações com artistas locais no Largo de São Sebastião, sempre às 18h, valorizando a arte e a cultura amazônica no Circuito de Natal.

Veja a programação:
Sexta-feira (16) – às 18h, tem recital poético com a consagrada artista amazonense Ednelza Sahdo. Às 18h15, o coral de Natal da escola de idiomas Wizard vai irradiar mensagens de amor e paz no Largo de São Sebastião, que recebe, às 18h30, o cantor amazonense Antônio Pereira, que mostrará um repertório de músicas autorais de exaltação do regional.

Sábado (17) – às 18h, tem recital poético com a consagrada artista amazonense Ednelza Sahdo. Na sequência, entra a “barezinha” Lucinha Cabral, dando um show de interpretação, com músicas autorais e muita MPB.

Domingo (18) – tem também recital poético com a atriz Ednelza Sahdo, às 18h e, às 18h30, o carisma e o gingado do cantor amazonense Nunes Filho toma conta do Largo, pois o público vai se divertir com a nacionalmente conhecida “Subindo pelas Paredes” e outras mais.

Fonte: A Critica

Imagem-Secretaria de Cultura do Amazonas

Imagem-Secretaria de Cultura do Amazonas

Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *