Conheça a Fotografia Conceitual | Casarão de Ideias
Pages Navigation Menu

Conheça a Fotografia Conceitual

Conheça a Fotografia Conceitual

Um dos aspectos fascinantes de qualquer atividade artística é a possibilidade de transmitir sentimentos e pensamentos, com a fotografia conceitual acontece à mesma coisa. Sem dúvida, é uma excelente ferramenta para expressar os sentimentos do fotógrafo e desenvolver o seu lado artístico.

Foto: Bruno Lopes

Foto: Bruno Lopes

Uma boa fotografia é mais do que apenas tirar fotos com uma boa câmera. Tal como acontece com outras formas de arte, fotografia bem executada sempre se esforça para transmitir uma ideia ou mensagem de uma forma ou de outra, um bom exemplo disso é a fotografia conceitual.

A habilidade necessária na composição, não apenas com relação à consideração técnica ou estética, mas também para transmitir o pensamento conceitual, metáforas e ideias inteligentes, pode ser um pouco difícil de adquirir.

É difícil dizer a um artista como abordar a sua arte. Afinal, cada artista tem uma abordagem diferente, isto é especialmente verdadeiro em fotografia conceitual. Apesar, de que quando você começar em fotos conceituais, seu próprio estilo e método irá surgir em breve, ainda é possível aprender uma série de coisas para facilitar o seu trabalho.

Entretanto, se este é o seu primeiro contato com a fotografia conceitual, neste artigo serão respondidas as principais perguntas, bem como a sugestão de diversos truques e técnicas fotográficas para iniciar o seu trabalho com a fotografia conceitual.

Foto: Bruno Lopes

Foto: Bruno Lopes

Apesar de a fotografia conceitual parecer um campo intimidante para entrar, não é tão difícil como parece. Aqui estão algumas dicas para você começar a pensar como um artista conceitual e dar início a sua fotografia conceitual hoje mesmo.

A fotografia conceitual é um dos menos exigentes tipos de fotografia tecnicamente falando, especialmente, porque a ênfase não está sobre quão baixo a abertura de sua câmera fotográfica pode chegar, ou o quão rápido a velocidade de obturador precisa estar, mas o conceito em si, a verdadeira razão para a fotografia conceitual. Isso faz da fotografia conceitual muito mais fácil para fotógrafos amadores que, por exemplo, a fotografia de esportes ou de retrato.

Há um mínimo de coisas que você precisa levar em conta nos aspectos técnicos de sua câmera para fazer uma fotografia conceitual de sucesso. Fotos bem executadas é uma obrigação, assim como em qualquer outro campo da fotografia.

Conhecer o seu caminho em torno de exposição, ISO e outros controles são úteis e se pretende fotografar objetos menores, um pouco de entendimento sobre abertura da lente da câmera e foco manual também será útil.

A iluminação é uma consideração importante com tais tiros planejados, em especial, para uma fotografia conceitual dentro de casa. Desenvolver uma consciência de iluminação é uma necessidade se você quer que seus objetos permaneçam claros o suficiente em sua fotografia conceitual.

Falando sobre equipamentos fotográficos, mesmo se você está apenas começando, não é muito difícil fazer o seu próprio anel de flash da câmera, caixa de luz ou guarda-chuvas reflexivos para um controle mais preciso de realce e sombras.

Fotografia conceitual é essencialmente o fotógrafo tentando transmitir uma mensagem ou “conceito”. Normalmente, esta mensagem é transmitida através de algum simbolismo abstrato que pode ser interpretado pelo espectador. Mesmo que a maioria dos fotógrafos tem um significado específico que estão tentando passar, geralmente a imagem pode ser interpretada de muitas maneiras diferentes.

É mais frequentemente visto em publicidade e ilustração, onde a imagem pode reiterar um título ou um slogan que o acompanha. A fotografia conceitual, termo usado para descrever um gênero, pode se referir ao uso da fotografia na arte conceitual ou em fotografia de arte contemporânea. Em ambos os casos, o termo não é amplamente utilizado ou aplicado de forma consistente. A Fotografia Conceitual, pode ser considerada um dos gêneros mais criativos da fotografia.

Foto: Bruno Lopes

Foto: Bruno Lopes

Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *