Edital de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura da Fundação Cultural Palmares | Casarão de Ideias
Pages Navigation Menu

Edital de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura da Fundação Cultural Palmares

Edital de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura da Fundação Cultural Palmares

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP) lançou edital de fortalecimento do Sistema Nacional da Cultura (SCN).

As inscrições tiveram início de 17 de agosto e irão até 30 de setembro. Tem por objetivo selecionar até 25 projetos, por prefeituras ou por órgãos de cultura, que sigam as diretrizes e critérios do Fundo Nacional da Cultura.

Que é dividido em três categorias:
A – destinada aos municípios com até 50.000 habitantes;
B – aos municípios com população de 50.001 habitantes até 200.000 habitantes;
C – aos municípios com mais de 200.000 habitantes, no valor total de R$ 3 milhões.

O valor poderá abranger até 25 projetos, com período de execução de até dois anos

As propostas devem prever o fomento de projetos e programas que contribuam com a proteção e a promoção da diversidade de manifestações culturais de grupos e comunidades tradicionais, de maneira que estimulem a transmissão de conhecimentos e práticas culturais para as novas gerações e o reconhecimento identitário da comunidade em suas relações com outros grupos socioculturais.

Além disso, o objetivo do edital é fomentar iniciativas que estimulem a economia solidária com a participação e o protagonismo dos atores locais. Serão consideradas os setes critérios para seleção: relevância (contribuição à proteção e à promoção da diversidade de manifestações culturais); contribuição a equiparação dos direitos e ao fortalecimento de garantias de proteção e promoção da igualdade; promoção do conhecimento; impacto territorial; sustentabilidade; acesso; incentivo à economia criativa e solidária e participação social.

Considerando o incentivo à cultura negra, o reconhecimento, a valorização à diversidade, a promoção das artes e expressões culturais Afro-Brasileiras nas áreas de Artes Cênicas, Musica e Manifestações Tradicionais e Populares, Arte Urbana e de Periferia, compreendendo para este edital:
a)    Artes Cênicas – dança, teatro e ópera;
b)    Música – erudita, popular e instrumental;
c)    Manifestações tradicionais e Populares – expressões artísticas e culturais que nascem do conhecimento, dos costumes e das tradições de um povo, expressa nos seus saberes, fazeres, práticas e artes produzidas pela comunidade e pelos cultores tradicionais, tais como: samba de roda, congada, afoxé, capoeira, maracatu, festas de matriz africana, cultura quilombola, artesanato, entre outros;

As  inscrições vão até 30 de setembro, acesse Aqui e inscreva-se.

Edital de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura - inscrições até 30 de setembro

Edital de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura – inscrições até 30 de setembro


Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *