MinC Divulga lista de vencedores do Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude | Casarão de Ideias
Pages Navigation Menu

MinC Divulga lista de vencedores do Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude

MinC Divulga lista de vencedores do Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude

O Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgaram no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19/12) a relação preliminar das propostas premiadas no edital Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude. Foram contemplados, com o montante bruto de R$ 14 mil, 60 jovens entre 15 e 29 anos, que desenvolvem ações de comunicação para a cultura em suas comunidades.

A lista preliminar com os 60 premiados foi escolhida pela Comissão Julgadora do edital, que se reuniu durante dois dias no Rio de Janeiro, entre 297 propostas habilitadas. Para o secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula, um dos pontos altos do prêmio foi ter contemplado a diversidade cultural brasileira. “Premiamos jovens em 23 Estados do país. E uma grande alegria foi ver que, proporcionalmente, a Região Norte foi a que teve mais jovens vencedores”, destacou.

Córdula ressaltou que o fato de o edital aceitar inscrições por diversos meios de comunicação, inclusive com gravação em vídeo ou por celular, ampliou muito o acesso à inscrição. “Essa medida permitiu que tivéssemos a participação de públicos com menos acesso ao computador, como é o caso de ciganos e pescadores, entre outros”, informou.

Dalva Santos, coordenadora de Ações Empreendedoras da Secretaria de Economia Criativa (SEC) do MinC e integrante da Comissão Julgadora, também elogiou a facilidade para inscrição no edital. “Avaliei um número elevado de inscrições feitas por meio oral. Essa é uma maneira realista de democratização e uma forma de avaliação que nos deixa mais próximos do proponente e da ação”, considera.

Para Joana Santos, consultora da Secretaria Nacional de Juventude e também integrante da Comissão Julgadora, o que mais chamou a atenção foi a diversidade de temáticas. “Os projetos passam por questões que vão da sexualidade à realidade social das periferias, tanto urbanas quanto rurais”, informou.

Sobre o edital

O Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude tem o objetivo de reconhecer e incentivar ações de comunicação para a cultura protagonizadas por jovens e que dão visibilidade a expressões da cultura brasileira. Também busca fomentar iniciativas que, por meio de processos de comunicação popular, ampliem o exercício dos direitos à liberdade de expressão cultural e à comunicação. Serão premiados 10 jovens entre 15 e 17 anos; 25, entre 18 e 24 anos; e 25, entre 25 e 29 anos.

São consideradas ações de comunicação para a cultura atividades que articulem cultura e comunicação e outras áreas do conhecimento (ou uma combinação dessas iniciativas), realizadas sem financiamento direto e subordinação editorial a empresas de comunicação, e que agreguem e priorizem ações colaborativas e participativas, interatividade e atuação em rede na produção e difusão de conteúdos, preferencialmente em formato livre, por meio de diferentes suportes de mídia (áudio, imagem, texto, vídeo e multimídia).

Acesso rápido

A interposição de recursos pode ser feita no prazo de cinco dias corridos a partir desta sexta-feira (19/12), pelo correio eletrônico comunicadiversidade@gmail.com ou por via postal.

 

MinC Divulga lista de vencedores do Comunica Diversidade 2014

MinC Divulga lista de vencedores do Comunica Diversidade 2014

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

 

Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *