“Mova-se Festival de Dança” terá oficinas ampliando a formação profissional | Casarão de Ideias
Pages Navigation Menu

“Mova-se Festival de Dança” terá oficinas ampliando a formação profissional

“Mova-se Festival de Dança” terá oficinas ampliando a formação profissional

Oito oficinas voltadas para a formação em dança fazem parte do 7ª edição do “Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios”. O evento será realizado de 31 de agosto a 04 de setembro na cidade de Manaus, com programação no Teatro Ama zonas, Teatro da Instalação e em outros espaços públicos da capital amazonense. A entrada será gratuita.

Serão ofertadas 20 vagas para cada oficina e as inscrições serão aceitas a partir de segunda-feira, dia 29, somente pelo endereço eletrônico: festivalmovaseam@gmail.com e são gratuitas. Os participantes receberão confirmação através de e-mail.

Realizado pelo Casarão de Ideias, ao total serão ofertada mais de 200 vagas divididas em oito modalidades didáticas, que acontecerão em diversos locais como na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), sede do Casarão de Idéias, no Ideal Clube e Caminhos das Artes.

Universidade Estadual

Na UEA, a primeira oficina terá início na próxima segunda-feira (29), das 14h30 às 16h30, com ‘Permeabilidades – Estratégias para uma Dança Criativa’ será proferido pelos bailarinos Rodrigo Quik e Letícia Carneiro, da Quik Cia de Dança que acontece na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), localizada na Rua Leonardo Malcher, 1728, Centro.

Na quinta-feira (1º), as “Danças Urbanas” serão tema de um workshop com o dançarino mineiro Fabio Costa, que também será ministrada na UEA, a partir das 14h30 e segue até as 17h30.

E na sexta-feira, dia 2, às 14 horas, mais duas oficinas serão preferidas. ‘Elementos e Técnicas Aplicadas em sua “Cia Vertente Única”’, com André Master e a ‘Oficina de Dança Contemporânea’, da bailarina Mônica Nascimento.

Casarão de Idéias

A programação das oficinas no Casarão de idéias (rua Monsenhor Coutinho, 273, Centro) começa no dia 31, quarta-feira, com a administração de ‘Dança e Exploração do Movimento’ por Marila Velloso, Pedro Almeida, Ryan Lebrão.

O workshop com maior duração será ‘Plongée – Dança nas Bibliotecas do Brasil’ que acontece de 1 a 3 de setembro, este tema será abordado o estilo de dança site-especific e ministrada pelas artistas paulistanas Ilana Elkis e Joana Ferraz,

O trabalho foi criado em 2011, especialmente para a Praça das Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo. A trilha sonora foi construída a partir da gravação de sons típicos de uma biblioteca.

O ‘Plongée – Danças na Biblioteca do Brasil’ será apresentado na Biblioteca Pública do Amazonas (rua barroso, Centro), dentro da programação do Mova-se, fundada em 1870, que abriga um acervo de cerca de 45.000 livros.

Outros espaços

Outro espaço que abrigará as oficinas será o Caminho das Artes, localizado na rua Frei José dos Inocentes, 230, Centro da cidade.

No espaço, haverá a oficina ‘Dançar Dói Residência Artística’ que proporciona ao participante a troca e prática reflexiva, e convida profissionais e estudantes de dança a mergulharem no universo do espetáculo ‘Intérpretes em Crise’ com o desejo de pensar formação, criação e difusão em dança. Durante a oficina, Clarice Lima e Aline Bonamin compartilham ferramentas, procedimentos e referências que dialogam com essa crise do dançar.

Clarice Lima (CE) será uma das mediadoras. Ela é coreógrafa cearense, formada em dança pela Escola de Dança Moderna MTD – Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten, Holanda. Ela fixou residência na cidade de São Paulo e desenvolve parcerias e estratégias criativas para seguir produzindo seus trabalhos, entre eles Intérpretes em Crise, Árvores, DPI Experimento Espetacular e Eles Dançam Mal. É residente do projeto LOTE.

Enquanto, Aline Bonamin (SP) é intérprete e criadora formada pelo curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi, co-fundadora do grupo Vitrola Quântica (SP) e atleta de patinação artística. Aline é artista residente do projeto Lote desde a sua segunda edição. Atualmente trabalha com os coreógrafos Cristian Duarte, Clarice Lima e Uxa Xaxier.

A ‘Consciência Corporal e Dança Contemporânea e Palestra Vinil de Asfalto’ será ofertada no Ideal Clube, localizado na Av. Eduardo Ribeiro, 937, Centro, pelo bailarino e produtor Edson Beserra. A oficina acontece no dia 2, sexta-feira, a partir das 9 horas.

Edson Beserra desenvolveu uma pesquisa em dança autoral há alguns anos e sempre aplicando estes conceitos tanto em sua carreira como intérprete, criador, ou facilitador em processos coreográficos.

O bailarino vai expor aos participantes algumas das noções e procedimentos utilizados por profissionais de dança e coreógrafos da cena atual, revisitados por ele em seus 25 anos de atuação nas artes cênicas.

Sobre o Mova-se

O festival será realizado de 31 de agosto a 04 de setembro na cidade de Manaus, com programação no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação e em outros espaços públicos da capital amazonense, sempre com entrada franca.

O Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios está em sua sétima edição e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia, O Boticário na Dança, Fundação Nacional de Artes (Funarte) através do Prêmio Klauss Viana e o apoio do Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e é uma realização do Casarão de Ideias, Cia de Ideias e Ministério da Cultura (MinC).

Mais informações por meio dos números (92) 3633-4008.

Confira a programação:

“Mova-se Festival de Dança” terá oficinas ampliando a formação profissional

“Mova-se Festival de Dança” terá oficinas ampliando a formação profissional

Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *