Nem tudo o que reluz… | Casarão de Ideias
Pages Navigation Menu

Nem tudo o que reluz…

Nem tudo o que reluz…


Clayton Nobre

Uma vez ou outra escutamos algum lamento desesperado de alguém clamando por alguma atividade cultural que o sacuda em seus finais de semana. De certa forma, podemos observar, essa é uma realidade que vem se transformando em Manaus. Ou porque começam a surgir alternativas para esses desventurados ou porque se ampliam os canais de comunicação direta entre os artistas da cidade e seus públicos. Ambas as alternativas são bem plausíveis.

Podemos notar nos últimos anos – o último, especificamente – alguns grupos e coletivos da cidade arregaçando as mangas para montar seus espaços e oferecer alternativas que se misturem às opções do poder público nos cadernos culturais da cidade. E são espaços que de hora em hora estão na mira dos curiosos que citei no início. Nessa semana vários já me perguntaram: onde é o Casarão? Onde fica o Arte & Fato? Onde está o pessoal do Difusão? Sinttel é um algum espaço cultural?
O outro argumento também é discutível, ainda que pouco notável e muito embrionário. Isto é, talvez muito se tenha feito às escuras dos cadernos culturais e muitos grupos, hoje, encontram alternativas para se comunicar diretamente com seus públicos por meio da internet. E é daí que proponho uma discussão e saúdo iniciativas como a deste canal, de onde vos falo.
Haverá um tempo, esperemos, que começará a se alastrar não só as então alternativas culturais. O ideal é que essa noção do espaço artístico como lugar de vislumbre – vejam exemplos nos jornais – comece a ruir quando surgem esses novos processos de comunicação na arte. As opiniões coletivas e múltiplas começam a ser manifestas e nem tudo que reluz se evidenciará ouro. Comecemos, então, nossas reflexões e estejam abertos a debater, discordar, brigar, acrescentar. Nossa proposta é refletir sempre.

Clayton Nobre é ator e jornalista.

Contato: clayton.nobre@gmail.com
Twitter: @claytonnobre

Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *