Orquestra de Violino faz concerto em comemoração aos seis anos de fundação do Casarão de Ideias | Casarão de Ideias
Pages Navigation Menu

Orquestra de Violino faz concerto em comemoração aos seis anos de fundação do Casarão de Ideias

Orquestra de Violino faz concerto em comemoração aos seis anos de fundação do Casarão de Ideias

Localizada na rua Monsenhor Coutinho, 275, no Centro de Manaus, a sede do Casarão de Ideias estará ainda mais iluminada neste sábado (16), às 19h, para celebrar os seis anos de fundação do Ponto de Cultura, responsável por difundir o que há de melhor da produção artística da capital amazonense. Para comemorar a data, a orquestra de violino da instituição, composta por 20 alunos da oficina de formação, fará um grande concerto em frente do espaço.

Segundo João Fernandes, fundador do Casarão de Ideias, o repertório ainda é uma surpresa, mas o público pode esperar escutar peças de grandes compositores da música clássica. Para ele, hoje é possível fazer uma análise da contribuição da entidade para o Estado do Amazonas.

“Chegar a esses seis anos fazendo e vivendo de cultura não é fácil em nenhum lugar do país. No início, as pessoas diziam que era uma loucura, ou que não iria durar, mas pensei bem e decidi arriscar. Sempre soube que, se potencializasse nossas ações, nós teríamos sim um resultado satisfatório. Conseguimos ampliar nossos projetos em várias linguagens artísticas e isso permite que estejamos em mais lugares. Esse respeito conquistado reflete em todo o Brasil. Todos os grandes centros de artes e artistas conhecem o Casarão de Ideias, e isso é gratificante”, declarou Fernandes, que é representante do Norte na cadeira de Dança do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (Minc).

Casarão de Ideias

Casarão de Ideias

O sucesso da instituição só foi possível por meio de seus grandes projetos, entre eles “Lugares Que o Dia Não Deixa Ver”, “Cênicas Autorais”, “Festival Mova-se: Solos, Duos e Trios” e “Quintas, Cias e Ideias”, além das inúmeras oficinas de formação artística realizadas durante toda a trajetória do Ponto de Cultura.

“Nesses seis anos muitas pessoas passaram por aqui, muitos grupos ensaiaram seus trabalhos aqui e muitos ainda o fazem. O Casarão de Ideias passou também a ser conhecido nacionalmente e então recebemos muitas demandas de outros estados, o que sinaliza o reconhecimento do nosso trabalho. A nossa contribuição para o cenário local vai além da formação, coisa que fazemos desde o primeiro ano, mas também no sentido de possibilitar que outros grupos se organizem, perseguindo seus sonhos e certezas. Conseguimos estar presentes em todos os momentos da cidade de Manaus, como participante ou cedendo nossas instalações. Ampliamos o espaço, com o anexo, e ainda estamos na luta de ocupar um espaço maior para atender ainda mais pessoas com nossas ações”, adiantou o gestor.

Em 2016, o espaço cultural investirá ainda mais na implantação de oficinas. Alguns dos cursos já oferecidos pelo Casarão de Ideias foram Teatro, Piano, Violino, Dança Clássica, Dança de Rua, Piano, Banda e Fanfarra. “Nós vamos trabalhar mais a formação, assim ampliando e capacitando mais profissionais para o mercado de trabalho”, garantiu o produtor cultural, que busca sensibilizar o poder público para a implantação, de fato, das Leis de Incentivo à Cultura.

Casarão de Ideias

Casarão de Ideias

Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *