Orquestra de Violino faz concerto em comemoração aos seis anos de fundação do Casarão de Ideias

0
85

Localizada na rua Monsenhor Coutinho, 275, no Centro de Manaus, a sede do Casarão de Ideias estará ainda mais iluminada neste sábado (16), às 19h, para celebrar os seis anos de fundação do Ponto de Cultura, responsável por difundir o que há de melhor da produção artística da capital amazonense. Para comemorar a data, a orquestra de violino da instituição, composta por 20 alunos da oficina de formação, fará um grande concerto em frente do espaço.

Segundo João Fernandes, fundador do Casarão de Ideias, o repertório ainda é uma surpresa, mas o público pode esperar escutar peças de grandes compositores da música clássica. Para ele, hoje é possível fazer uma análise da contribuição da entidade para o Estado do Amazonas.

“Chegar a esses seis anos fazendo e vivendo de cultura não é fácil em nenhum lugar do país. No início, as pessoas diziam que era uma loucura, ou que não iria durar, mas pensei bem e decidi arriscar. Sempre soube que, se potencializasse nossas ações, nós teríamos sim um resultado satisfatório. Conseguimos ampliar nossos projetos em várias linguagens artísticas e isso permite que estejamos em mais lugares. Esse respeito conquistado reflete em todo o Brasil. Todos os grandes centros de artes e artistas conhecem o Casarão de Ideias, e isso é gratificante”, declarou Fernandes, que é representante do Norte na cadeira de Dança do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (Minc).

Casarão de Ideias
Casarão de Ideias

O sucesso da instituição só foi possível por meio de seus grandes projetos, entre eles “Lugares Que o Dia Não Deixa Ver”, “Cênicas Autorais”, “Festival Mova-se: Solos, Duos e Trios” e “Quintas, Cias e Ideias”, além das inúmeras oficinas de formação artística realizadas durante toda a trajetória do Ponto de Cultura.

“Nesses seis anos muitas pessoas passaram por aqui, muitos grupos ensaiaram seus trabalhos aqui e muitos ainda o fazem. O Casarão de Ideias passou também a ser conhecido nacionalmente e então recebemos muitas demandas de outros estados, o que sinaliza o reconhecimento do nosso trabalho. A nossa contribuição para o cenário local vai além da formação, coisa que fazemos desde o primeiro ano, mas também no sentido de possibilitar que outros grupos se organizem, perseguindo seus sonhos e certezas. Conseguimos estar presentes em todos os momentos da cidade de Manaus, como participante ou cedendo nossas instalações. Ampliamos o espaço, com o anexo, e ainda estamos na luta de ocupar um espaço maior para atender ainda mais pessoas com nossas ações”, adiantou o gestor.

Em 2016, o espaço cultural investirá ainda mais na implantação de oficinas. Alguns dos cursos já oferecidos pelo Casarão de Ideias foram Teatro, Piano, Violino, Dança Clássica, Dança de Rua, Piano, Banda e Fanfarra. “Nós vamos trabalhar mais a formação, assim ampliando e capacitando mais profissionais para o mercado de trabalho”, garantiu o produtor cultural, que busca sensibilizar o poder público para a implantação, de fato, das Leis de Incentivo à Cultura.

Casarão de Ideias
Casarão de Ideias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here