Pés de Anta

0
177

Por: Alberto César Araújo – Amazônia Real

O documentário “Pés de Anta – As cineastas Munduruku”, produzido pela agência Amazônia Real, ganhou no início do ano de 2018, os prêmios Melhor Roteiro e Melhor Direção na Categoria Amazonas no Festival de Cinema Olhar do Norte 2018.

Pés de Anta – As cineastas Munduruku”- Imagem: Divulgação
Pés de Anta – As cineastas Munduruku”- Imagem: Divulgação

O filme, que tem nove minutos de duração e conta a história de como as mulheres desse povo acompanharam, fotografando e filmando, a autodemarcação da Terra Indígena Sawré Muybu, que fica na bacia do Rio Tapajós, na Amazônia paraense.

Formada pelas jornalistas Elaíze Farias e Ana Mendes, a equipe assina as imagens e o roteiro, este em parceria com a jornalista Kátia Brasil, que responde pela direção do curta. A montagem é de Pablo Albarenga e o apoio financeiro da Fundação Ford. Algumas imagens incluídas no documentário foram cedidas pela comunicóloga Raquel Gepp, que também dá um depoimento sobre como surgiu o grupo das cineastas Munduruku.

Atualmente “Pés de Anta” está disponível ao público nas plataformas da internet Youtube e Vimeo. A consultoria de produções audiovisuais Leão do Norte está realizando para a agência Amazônia Real a distribuição do curta, que recebeu legendas em espanhol e, em breve, terá também em inglês. Criada pelos profissionais Carlos Barbosa, Clemilson Farias e Rodrigo Grillo, a empresa vai enviar o documentário sobre as mulheres Munduruku para festivais internacionais com temáticas ambiental, social e política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here