Pages Navigation Menu

‘Quebras’ propõe troca de experiências no debate sobre literatura, em Manaus

‘Quebras’ propõe troca de experiências no debate sobre literatura, em Manaus

Manaus – “QUE BRASil é este que a gente precisa encurtar as distâncias?”. Foi por meio desse questionamento (atenção para as letras em caixa alta), declamado ao telefone, que o escritor pernambucano Marcelino Freire explicou o nome do projeto que ele criou — ‘Quebras’ — e que trará a Manaus, a partir desta quinta-feira (11) até sábado. Com foco na literatura, a iniciativa, que ignorou o eixo Rio-São Paulo, visita cidades brasileiras em buscas de novos talentos.

O projeto já percorreu 11 municípios — Teresina, Belém, Vitória, São Luís, Campo Grande, Goiânia, João Pessoa, Aracajú, Boa Vista, Palmas e Macapá — dos 15 previstos. “Começamos (ele e Jorge Filholini, seu parceiro de estrada e autor do blog Livre Opinião), em setembro do ano passado. Gosto de dizer que o ‘Quebras’ é um início de conversa. Não vamos às cidades para fazer um mapeamento, isso não nos interessa. É uma visita em que captamos o entorno. O objetivo é a troca de experiências, de ideias”, afirmou Marcelino, vencedor de dois prêmios Jabuti de Literatura, por contos (2006) e romance (2014).

A programação começa com uma oficina de criação literária, hoje e amanhã, no Casarão de Ideias. “Por meio de exercícios e leitura, discutimos a concisão na literatura, como enxugar um texto, trabalhar uma narrativa, organizar um livro de contos, um livro de poesias, entre outras coisas”, esclarece, citando que são aguardados escritores de todos os tipos — de iniciantes a profissionais.

No sábado (13), um recital encerrará a passagem da dupla. “Será aberto a todos. Quem quiser, poderá se manifestar e declamar suas obras. Será o dia ideal para isso”, ressaltou. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail todasasquebras@gmail.com.

A jornada é contada no site do projeto e renderá, ao fim do percurso, um livro. “Serão as fotos do Jorge com textos e crônicas assinadas por mim, ele e alguns dos autores que conhecemos ao longo desse roteiro. A previsão é lançarmos até dezembro”, informou.

Perguntado sobre as impressões deixadas por cada cidade, Marcelino confessou que o ‘Quebras’, apesar de um evento bem informal, deixou ótimos frutos. “Nós percebemos, em algumas cidades, que as pessoas se encontraram nas oficinas. Temos, ainda, uma revista em produção em João Pessoa (PB) e uma menina, de Teresina (PI), que resolveu publicar um livro”, citou.

Contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2013/2014, o projeto ‘Quebras’ seguirá de Manaus para as cidades de Maceió, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco.

SERVIÇO
O quê: Oficina de criação literária do projeto ‘Quebras’, com o escritor Marcelino Freire
Quando:  11 e 12 de junho, das 19h às 21h30
O quê: Recital de encerramento aberto ao público
Quando: 13 de junho, às 19h
Onde: Casarão de Ideias (Rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro)
Informações: (92) 3633-4008
Inscrições: todasasquebras@gmail.com

 

 Com uma programação que inclui oficina e recital de encerramento, o ‘Quebras’ seguirá de Manaus para as cidades de Maceió, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco. Foto: Divulgação


Com uma programação que inclui oficina e recital de encerramento, o ‘Quebras’ seguirá de Manaus para as cidades de Maceió, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco. Foto: Divulgação

Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *