Reunião do Concultura tem editais de projetos culturais em pauta

0
54

Integrantes do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) reuniram-se na última quarta-feira, 13/3, na sede do conselho, situada na avenida André Araújo, 2.767, Aleixo (térreo do prédio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – Manauscult) para discussões sobre atividades em que o conselho é atuante. Durante a reunião, assuntos como os editais de projetos culturais, entre eles a Lei de Incentivo à Cultura e Prêmios Literários, foram abordados entre os presentes.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente do Concultura, o escritor Márcio Souza, destacou a abertura da segunda edição do edital para seleção pública de projetos culturais aptos a serem incentivados pela Lei 2.213, de Incentivo à Cultura, e ainda, sobre a realização da primeira edição, onde 38 projetos foram inscritos.

“Fomos surpreendidos com o sucesso da primeira edição após a regulamentação da lei. Essa experiência nos ajudou a ficarmos mais preparados para abrirmos a segunda edição, como também, executarmos, junto aos proponentes habilitados no primeiro ano, os projetos inscritos. Estamos ansiosos para receber os projetos que farão parte deste segundo edital”, disse Márcio.

Cinco proponentes já habilitados no edital de 2018 estão no processo para receber a certidão para captar os recursos que irão patrocinar o projeto inscrito. Durante o encontro, foi entregue a primeira certidão de captação de recursos ao proponente habilitado “Casarão de ideias”, com projeto de manutenção do espaço, que este ano, completa nove anos de fundação. O Casarão é administrado por João Fernandes, que ressaltou a importância do investimento na cultura e os reflexos que a valorização cultural ocasiona não só no corpo artístico, como também, na sociedade.

“Acredito que essa lei seja um mérito para a toda sociedade, para os artistas, porque é quando entendemos que as políticas públicas estão sendo realmente pensadas, valorizadas e mais do que isso, colocadas em prática. O primeiro ano foi de aprendizado, o que fortaleceu a Lei e desejamos que sirva de motivação aos artistas para correrem atrás daquilo que acreditam e desejam. Esse incentivo manterá um espaço que proporciona conhecimento, cultura e arte à sociedade”, pontuou João.

2ª edição

As inscrições para o edital nº 01/2019, lançado pelo Concultura, para seleção pública de projetos culturais aptos a serem incentivados pela Lei 2.213 de Incentivo à Cultura abriram no dia 1º de março e seguirão até o dia 31 de agosto de 2019.

O edital prevê apoio cultural por intermédio de patrocínios, abarcando diversas áreas da cultura, entre elas: Artes visuais; Artesanato; Audiovisual; Bibliotecas; Centros Culturais; Cinema; Circo; Dança; Design; Cultura Popular; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Moda; Museus; Música; Multiplataforma; Teatro; Transmídia e preservação; Restauração do patrimônio natural, material e imaterial e outras assim classificadas pelos órgãos competentes.

Os projetos deverão ser inscritos até 17h do dia 31 de agosto de 2019, por meio do preenchimento do formulário de inscrição que estará disponível na sede do Conselho Municipal de Cultura, localizado no térreo da Fundação Municipal de Cultural, Turismo e Eventos (Manauscult), na avenida André Araújo, 2.767, Aleixo, e no site http://www.concultura.manaus.am.gov.br.

Texto: Jéssica Rebello/Manauscult
Fotos: Ingrid Anne/Manauscult

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here