Técnicas ligadas ao teatro e à dança para aprimorar as apresentações no boi bumbá | Casarão de Ideias
Pages Navigation Menu

Técnicas ligadas ao teatro e à dança para aprimorar as apresentações no boi bumbá

Técnicas ligadas ao teatro e à dança para aprimorar as apresentações no boi  bumbá

A preparação para o item n° 1 do bumbá Garantido vai além de apenas apresentar o espetáculo na arena do Bumbódromo. No último dia de disputa do 51° Festival Folclórico de Parintins, Israel Paulain revelou à reportagem como funciona a sua preparação para as três noites do evento bovino.
Para desenvolver uma boa atuação, o apresentador do Garantido buscou o apoio do professor de dança e teatro João Fernandes, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que trabalhou uma variedade de técnicas para que o artista tenha um melhor desempenho no desenvolvimento de sua função.

“A minha preparação é voltada para o psicológico, como também para a questão vocal e corporal. É um trabalho de base durante os meses que antecedem o Festival e, quando se aproxima mais do evento, a gente intensifica. Depois do estudo da Comissão de Arte, eu faço com o João essa preparação corporal, teatral, cênica e de interpretação”, declarou Israel Paulain, que se define como um apresentador-ator.

“Basicamente, nos 15 dias que antecedem o evento, passo a focar mais e a ver todos os ajustes no que foi memorizado, fixado e interpretado. Ajustamos essa parte cênica, teatral e corporal. Em alguns momentos, nós enfatizamos palavras para que elas possam ganhar mais significado e expressão para quem está julgando, sempre fazendo muita repetição. Sou a favor de ensaiar mesmo. Independente dos meus 15 anos como apresentador, eu nunca estou satisfeito. Me dedico muito para aprimorar as minhas qualidades”, acrescentou.

Segundo o integrante da coordenação dos itens João Fernandes, exercícios de corpo, expressão corporal, respiração e alongamento são realizados com o artista desde o ano passado.

“Fazemos um trabalho para que ele tenha mais agilidade na Arena. Por isso verificamos os figurinos, para ampliar essa interação dele com o conjunto folclórico, e isso depende um pouco de velocidade. Por isso nós temos que marcar o ponto certo sobre as falas e textos distribuídos na arena do Bumbódromo”, exemplificou o professor, que ainda presta consultoria a outros itens do Garantido, mas de forma menos atuante.

O apresentador também conversa com todos os artistas das alegorias para entender a prática das estruturas e suas propostas, inclusive utilizando o roteiro para alinhar de forma mais eficaz como funcionará toda a mecânica da peça.

“Conversar é muito importante para dar segurança a eles. Também fico mais seguro, porque entendo toda a prática daquela estrutura”, relatou o parintinense, que não bebe refrigerante há oito anos e nem ingere nenhum tipo de bebida alcoólica, como uma forma de preservar a sua voz.

Parceria vermelha

Israel Paulain acredita na união do trabalho em equipe para aprimorar cada vez mais o espetáculo desenvolvido pelo boi-bumbá Garantido na arena do Bumbódromo.

Por isso, desde 2015, ele faz esse trabalho em parceira com o professor de teatro e dança João Fernandes, para aperfeiçoar o seu desempenho à frente do item n° 1 do “Boi do Povão”. “Evidentemente, queremos fazer o trabalho ficar cada vez mais profissionalizado, por isso pegamos pessoas de gabarito que possam nos ajudar”, declarou o apresentador. João Fernandes é professor universitário da UEA, produtor cultural e fundador do Ponto de Cultura Casarão de Ideias e do festival de dança Mova-se: Solos, Duos e Trios.

Técnicas ligadas ao teatro e a dança para aprimorar as apresentaçoes no boi  bumba

Técnicas ligadas ao teatro e a dança para aprimorar as apresentaçoes no boi bumba

Fonte: A Critica

 

Leia também:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *