A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Casarão de Ideias, encerram nesta sexta-feira, 20, os trabalhos com as duas primeiras turmas das oficinas de artes cênicas. No total, 49 pessoas participaram da “Oficina de montagem e operação de som” e da “Oficina criando o vídeo relevante para cena” que foram iniciadas no dia 16 de novembro. Na próxima segunda-feira, 23, começam as turmas das oficinas “Habitando a imagem em cena” e “Trilha sonora para cena”.
O instrutor de “Montagem e operação de som”, o técnico de som Caji, que veio de Salvador para ministrar o curso, falou de sua satisfação com o trabalho realizado em Manaus.”É uma alegria estar aqui. Se inscreveram pessoas de áreas bem diferentes como cinema, rádio, televisão, entusiastas de palco e pessoas que estão começando na sua atividade profissional. Essa oficina é muito positiva, primeiro pela troca de experiência pelos próprios participantes e pela capacitação com essa nova ferramenta de trabalho junto às novas tecnologias”, explica Caji.
Na segunda-feira começam as oficinas “Habitando a imagem em cena”, das 14h às 18h; e “Trilha sonora para Cena”, das 18h às 22h, na Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista e anexo do Casarão de Ideias, respectivamente.
A oficina “Habitando a imagem em cena”, trata do corpo técnico e do vídeo orgânico. Como o corpo do ator ou bailarino deve agir de forma técnica para interagir ou habitar a imagem e passar uma impressão de simplicidade, sincronia e compatibilidade entre ator e vídeo.
Já a oficina “Trilha sonora para a cena”, usa o recurso a partir da audição analítica. Esta oficina irá introduzir os participantes na percepção da música como elemento da encenação. Serão utilizados exemplos em áudio e a exibição de vídeos em todas as etapas. Sempre que for adequado, serão realizados laboratórios cênico-musicais-coreográficos para a melhor absorção dos conteúdos por parte dos alunos.
PROGRAMAÇÃO
Oficina: Habitando a imagem em cena
Instrutora: Ricky Seabra (Crato/CE)
Período: 23 a 27 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista, localizada à Rua Costa Azevedo, 216 – Centro
Nº de participantes: 20 alunos
Oficina de Trilha Sonora para Cena
Instrutor: Jarbas Bittencourt (Salvador/BA)
Período: 23 a 27 de novembro
Horário: 18h às 22h (lembrando que são 4 horas diárias)
Nº de participantes: 20
Texto: Daniela Cavalcante
Foto: Ingrid Anne
Deixe uma Resposta